domingo, 23 de outubro de 2011

O QUE SÃO MICROCONTOS?

Para escrever algo no facebook, no Twitter ou enviar torpedos para celulares precisamos utilizar pouquíssimas palavras. Embora esses textos sejam pequenos conseguimos fofocar, informar e comentar nossas vidas diariamente com outras pessoas.

Mas alguns escritores utilizam esse espaço das redes sociais e das novas tecnologias para além dos relatos cotidianos, publicam e divulgam seus microcontos. Observe o conto abaixo:

Bruxas
Congestionamento de vassouras na convenção das bruxas. Os semáforos enfeitiçados, piscam em todas as cores.
(Carlos Seabra)

A idéia principal desses autores é escrever em poucas palavras uma pequena narrativa (história), na qual a descrição dos acontecimentos e dos personagens será reduzida. Nos microcontos não  existe uma história completa com começo, meio e fim, mas sim um início de conto que sugere algo que faz o leitor imaginar o restante da história.

Mas bem antes das redes sociais (twitter, facebook, chats, etc.) se tornarem famosas, muitos escritores já arriscavam escrever histórias com poucas palavras, como o uruguaio Eduardo Galeano (1940) e o brasileiro Dalton Trevisan (1925). Abaixo:

A noite/1
Não consigo dormir. Tenho uma mulher atravessada entre minhas pálpebras. Se pudesse, diria a ela que fosse embora; mas tenho uma mulher atravessada em minha garganta. 
(Eduardo Galeano)

A velha insônia tossiu as três da manhã. 
( Dalton Trevisan)

Atualmente tornou-se uma convenção entre os escritores que microcontos são histórias de até 150 caracteres ou letras. No concurso que o PIBID História realizará o limite é de 140 caracteres com espaçamento, seguindo o tamanho das postagens do Twitter.  As inscrições serão nos dias 03 e 04 de novembro de manhã e noite, na escola.

Ficou com dúvidas? Compareça na oficina sobre criação de microcontos, quarta-feira de tarde, ás 16 horas.


>>> Para saber mais...   ----------------------------------------------------------------------------

Sites
Blog do escritor Carlos Seabra: http://microcontosdocarlos.blogspot.com/

Livros
GALEANO, Eduardo. Mulheres. Porto Alegre: L&PM, 2009.
TREVISAN, Dalton. Ah, é? Rio de Janeiro: Record, 1994.

por Priscila Roatt

0 comentários:

Postar um comentário